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5 dicas de como melhorar o clima organizacional em seu ambiente de trabalho

Nutrisaude • abr. 19, 2022
Saiba como melhorar o clima organizacional em seu ambiente de trabalho

Não é mais novidade para empresas e profissionais de Recursos Humanos, que apenas uma boa remuneração seja o suficiente para atrair e reter pessoas dentro de uma organização, ainda mais no contexto em que estamos inseridos, é necessário um clima organizacional agradável também.

Um ambiente amistoso, leve e descontraído tem sido extremamente importante para retenção de talentos, o que faz com que o departamento de Recursos Humanos das empresas busque inovações e meios de contribuir para um clima mais agradável.

Para te ajudar com isso, trouxemos algumas dicas de como contribuir com o clima de sua empresa, mas antes vamos entender um pouco melhor sobre o clima organizacional?

O que é Clima Organizacional?

Podemos definir clima organizacional como um conjunto de ações e comportamentos que criam uma atmosfera dentro do ambiente de trabalho que geram impacto no desempenho e na percepção dos profissionais ali inseridos.

Um clima organizacional ruim afeta diretamente no desempenho dos profissionais inseridos naquele ambiente.

Confira 5 dicas para melhorar o clima de sua empresa

1. Faça pesquisas de clima organizacional

O primeiro passo para melhorar o clima organizacional da empresa é descobrir como andam as demandas dos seus colaboradores e se existem muitos  conflitos entre as equipes.

O objetivo é colher o material para fazer uma análise que contemple a realidade, identificando como anda o relacionamento dos profissionais com a empresa e entre si, categorizando pontos que podem ser melhorados e também aqueles que a organização já está acertando.

As pesquisas podemos ser feitas em diversos formatos, desde formulários onde os profissionais respondem questões elaboradas especialmente para diagnosticar os possíveis problemas, até em reuniões com a liderança onde é aberto um espaço para que cada um possa expor sua visão sobre o ambiente, de modo que a liderança absorva de modo maduro e leve em consideração.

2. Invista no bem-estar de cada um

Para realizar as rotinas diárias do trabalho é indispensável contar com o conforto e ergonomia necessários para evitar dores nas costas, nos punhos, nas pernas e demais locais os quais podem acontecer esforço demais no decorrer do dia. São pequenos detalhes fazem uma grande diferença e ganham pontos com os profissionais.

Além disso, o acesso a planos de saúde e odontológicos pode ser facilitado aos profissionais. Se a sua empresa ainda não disponibiliza esse benefício, saiba que essa é uma estratégia muito positiva e que serve para ajudar na motivação e bem-estar. 

3. Tenha líderes e não chefes

Um chefe tem tendência a ser autoritário e temido pelas pessoas, diferente do líder, que assume uma postura mais humana e igualitária, motivando e caminhando lado a lado com sua equipe. Uma equipe bem conduzida certamente será mais eficiente, por isso, aposte no treinamento de líderes.

Uma liderança bem-preparada, competente, empática e inspiradora faz com que os trabalhadores se sintam motivados a dar o melhor de si, pois veem seu guia como um exemplo a ser seguido.

4. Invista na saúde dos colaboradores

Saúde e segurança do trabalho são uma parte importante da  administração de qualquer organização, no entanto, para contar com profissionais sempre saudáveis e ajudar a prevenir doenças laborais, a organização pode investir em programas de promoção à saúde.

Incentivos a exercícios físicos, ginástica laboras, treinamentos sobre nutrição, programas de prevenção a doenças crônicas e serviços de assistência psicológica, entre outros, são exemplos de iniciativas eficientes e que representam um bom investimento em saúde, garantindo equipes mais saudáveis, satisfeitas e produtivas.

5. Flexibilize os horários

Uma das coisas que certamente motiva os profissionais é quando têm flexibilidade para realizar atividades pessoais ou ter mais tempo com a família, por exemplo. Ter um horário rígido não é garantia de entrega de resultados. Isso, muitas vezes, até os limitam e desmotivam, pois outros fatores em sua vida pessoal podem estar mal resolvidos.

Para isso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança entre equipe e gestores.   O comprometimento é essencial, todos devem entender que há metas que devem ser cumpridas, independente do horário da chegada e saída, o foco é conseguir cumprir com as entregas e com os prazos estipulados.

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